Publicado em 08/06/2013

3 Melhores games para desafiar a mente

Quando buscamos desafios, os games são prato cheio para tal. Além disso, trazem muito lazer!

A tecnologia, hoje em dia, possibilita que muitos games sejam criados com gráficos cada vez melhores, enredos para lá de espetaculares e jogabilidade cada vez mais realista. Todavia, muitos dos games mais famosos e conhecidos do mundo não fizeram fama sob estes moldes.

O próprio Mario Bros é um deles. A Nintendo não faz seus jogos prezando por gráficos realistas ou histórias encantadoras. Eles querem, apenas, passar diversão e lazer para seus fãs, mantendo a premissa dos primeiros lançamentos.

Antes destes games, haviam apenas jogos de cartas, de tabuleiro e afins. Eram com estes jogos que as pessoas se divertiam. E, na verdade, eles são ótimos para a mente! Um dos principais atributos é o desafio, o treinamento que ele passa e a ajuda na coordenação neuromotora.

Confira 3 jogos famosíssimos que são exemplos disso!

Xadrez

Apesar de existir muitos mitos acerca da criação do xadrez, pesquisadores têm quase certeza que este jogo se origina da Índia. A versão que deu origem ao xadrez que conhecemos foi criada no século VI e era chamada de Chaturanga. O jogo começou, então, a se difundir pela Europa e suas regras foram se alterando até chegar ao que conhecemos hoje.

O xadrez é um dos jogos mais famosos do mundo! Estima-se que 605 milhões de pessoas saibam jogá-lo, praticando em qualquer lugar, seja escola, casa, internet ou campeonato. Em 2001, ele foi considerado um esporte pelo Comitê Olímpico Internacional.

As regras são complexas e o nível de estratégia é desafiador. O jogador precisa estar atento a todas as suas peças e a todas as peças do adversário. Um movimento é capaz de terminar com o jogo, então é preciso muita atenção para ver o que você deve fazer e projetar uma jogada do inimigo.

O objetivo é colocar o Rei em xeque-mate, ou seja, em uma situação onde ele é atacado e não tem como sair ou ser protegido por outra peça.

Paciência

Curiosamente, o jogo Paciência é um dos games mais populares do mundo e, pasme, o mais jogado! A explicação é simples: ele vem instalado com o sistema operacional de computador Microsoft Windows, ou seja, boa parte da população tem este jogo na máquina.

Este single player é bastante divertido. O computador dispõe 7 fileiras com cartas e 4 pilhas de montagem. O objetivo é completar estas 4 pilhas com sequência de Às até o Rei. No começo, é muito complicado e vai obrigar os jogadores a ter muita paciência, com o próprio nome diz.

Quebra-cabeça

Este jogo milenar, conhecido por quebra-cabeça, traz inúmeros benefícios para a mente. Ele testa muitas coisas e ajuda a evoluir como pessoa:

·         Mais paciência

·         Mais determinação

·         Lidar com situações frustrantes

·         Cooperação de equipe

Para fazer quebra-cabeças difíceis, é preciso se concentrar bastante, ter paciência o suficiente para errar e continuar tentando, ou seja, é necessário saber lidar com situações ruins, e exige determinação e força de vontade para não desistir. Quem joga com a família ou amigos, precisa, também, cooperar e saber trabalhar em equipe.

Especialistas dizem que este é um ótimo jogo para crianças. Faça testes!

Dicas e Truques




Quem leu este post, jogou...

Entrar Conectar com facebook Nunca postaremos no seu Facebook ou
Esqueci minha senha
Criar conta Conectar com facebook Nunca postaremos no seu Facebook ou
Li e estou de acordo com os Termos de uso e a Política de privacidade.
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.